top of page

Como aprender a improvisar.

Atualizado: 25 de mai. de 2020


ree

Toda a pessoa que possui um instrumento (a voz também vale) pode começar a improvisar nesse exato momento. Mesmo que você tenha comprado o instrumento ontem, com certeza já sabe pelo menos uma nota.


É possível improvisar com uma nota? Em 2015 fiz um workshop com o saxofonista Ademir Junior e ele me provou que sim. Talvez você não possa desenvolver um melodia super interessante neste caso, mas ainda sobram o ritmo, dinâmica e articulação. E aí você percebe o quanto ainda se pode fazer, mesmo só com aquela nota. Sabe fazer uma oitava acima? Dobraram as possibilidades! Como prova, podemos escutar a parte A de Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim.



Obviamente, saber escalas e arpejos vai ampliar muito as possibilidade. Nem por isso você precisa sair aprendendo todas as escalas mais exóticas logo de saída. Concentre-se nas escalas maiores e menores relativas (você aprende 12 escalas e ganha 24 - se tiver dúvidas pesquise sobre escala relativa menor) . Faça isso em todos os tons, e já estará em outro patamar.


É verdade que cada gênero tem suas peculiaridades, e te garanto que esse é um estudo pra toda vida. No entanto, isso não pode te impedir de arriscar. Se você vai a uma roda de Choro e alguém te diz pra tocar alguma coisa: faça. Ninguém aprende sem experimentar. Pra mim esse sempre foi um tabu, mas nas vezes que me arrisquei sempre aprendi algo de muito valor. E o mais legal, não machuquei nem prejudiquei ninguém. Se alguém olhar de cara feia, paciência. Isso está em todos os lugares e gêneros.

Se você já está improvisando é quer se aprofundar, recomendo muitíssimo o livro do Caminhos da Improvisação, de Ademir Junior. Essa é uma pequena e recensão que fiz no dia 12.08.2019 no meu perfil do instagram:


"Ademir Junior é um dos melhores músicos que tive a oportunidade de presenciar. Foi em 2015 durante o maravilhoso Festival de Música de Itajaí. Boas Lembranças! Muita coisa ficou daqueles fantásticos dias: grande músico e pessoa. Hoje tenho o prazer de dispor deste incrível material que é o seu recente livro “Caminhos da Improvisação”. Aqui ele equilibra teoria e inspiração, método e prática, estudo e vida. Afinal, improvisar e viver como músico envolve tudo isso. Sempre me incomodei com exposições que tendem demasiadamente para o extremo teórico ou para a oposta subjetividade. Aqui temos um caminho do meio, que vai da biografia do autor às escalas indianas. Fenomenal!"


ree

Para se aprofundar um pouco mais na improvisação jazzística, um ótimo caminho é captar e entender o fraseado de grandes saxofonistas. Para começar, um bom material de estudo pode se esse Ebook em PDF que desenvolvi, reunindo algumas das frases que mais gosto e que funcionam super bem. Estão também disponíveis - separadamente - playbacks para praticar livremente. Bons estudos a todos!


ree






 
 
 

Comentários


bottom of page